A FAMÍLIA DA ALIANÇA

Por Rev. Renan Oliveira

A crise da e na família é clara. Obviamente vivemos tempos difíceis, mas a história mostra que essa é uma crise milenar. Sempre houve problemas nas famílias, no entanto, parece ser mais vivo o ataque à instituição familiar em nossos dias mais do que em qualquer outra época. 

Antes mesmo de se formar qualquer sociedade como a definimos hoje, houve um casal. Esse casal teve filhos e esses filhos tiveram netos, e desse casal nasceu a humanidade, assim como Deus havia determinado quando disse que eles deveriam “crescer e se multiplicar”. No núcleo familiar aconteceu o primeiro problema, pois a esposa não se submeteu ao seu marido e o marido não agiu como líder do seu lar, dando a ela a liderança de sua casa. Depois desse episódio, observamos o começo de uma história triste, que culminou com o assassinato de uma pessoa (Abel). O problema era que quem assassinou essa pessoa foi o seu próprio irmão (Caim).

Depois desse assassinato as coisas só pioraram, pois a partir da família do assassino nasceu toda uma descendência rebelde, violenta e que era identificada como os “filhos dos homens”. Infelizmente, por causa do pecado dos pais, até mesmo a descendência considerada santa, que fruto da linhagem do terceiro filho (Sete) desse casal inicial (Adão e Eva), veio a pecar se misturando com os filhos dos homens. Essa situação gerou a torre de babel e por fim o dilúvio.

Toda essa desgraça se desenvolveu no âmbito familiar. Foi no seio da família que vimos e temos visto as piores desgraças da humanidade. Por que isso começou? Primeiro porque um dia um casal resolveu pecar contra Deus. Ele resolveu que a palavra do coração e da serpente seriam melhores do que a Palavra de Deus que disse que não deveriam pecar ou transgredir uma lei que dizia que não se deveria comer do fruto daquela árvore. Segundo, Eva decidiu tomar as rédeas de sua casa, ainda que Deus a tenha criado para ser auxiliadora. Deus não havia criado Eva para liderar, guiar, ser independente. Deus havia criado Adão para liderar, guiar e cuidar. Deus não fez Adão e Eva para a independência de Deus ou um do outro. Terceiro, Adão foi negligente com sua posição como homem. O homem foi criado por Deus para uma finalidade e a mulher para outra, e isso não foi respeitado pelo homem e pela mulher.

Por causa dessa rebelião inicial vemos uma série de consequências. Em decorrência desse processo o mundo vive mergulhado no pecado. A família não só está na crise, mas dela procedeu a crise. Ela não é vítima, na verdade ela é algoz dela mesma.

Como solucionar? É simples conhecer a solução. A solução que Deus proporcionou para os pecadores foi a Aliança entre Deus e os homens por meio de Jesus Cristo. Jesus Cristo é o conserto, a paz e o motivo da nossa adoção como filhos. Na Aliança, ou seja, no Pacto que Deus fez conosco está a solução. Aliança ou Pacto quer dizer relacionamento e nesse relacionamento encontramos toda a redenção (libertação) do julgo do pecado, que é a morte por causa do pecado.

Essa solução implica numa recondução de vida. O que isso significa? Isso significa que por meio da redenção operada por Jesus, somos reconduzidos ao estado original, que é o anterior à queda. E como estava antes da queda? Primeiro, sem pecado. Esse é um estado de perfeição relativa que encontraremos somente na consumação, no entanto, lutamos contra o pecado porque temos que ser santos. Segundo, havia harmonia familiar e essa harmonia se dava por meio do respeito de todos os membros da família à estrutura familiar dada por Deus, quando não foi mais respeitada por causa de interesses pecaminosos, veio o pecado.

Quem quiser solução para os problemas do lar precisa voltar às Escrituras e observar como se deve formar o convívio no lar, como se deve corrigir as crises no lar, como se deve viver a vida santa no lar. O interessante é notar que por meio de uma família entrou os problemas no mundo e por meio de outra família veio a solução para o mundo (Adão e Eva X José e Maria). Do mesmo jeito que a desobediência de uma mulher trouxe o pecado e a condenação, a obediência de uma mulher trouxe a libertação, a salvação e a santidade ao mundo.

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *