PROSPERIDADE

Por Diác. Alberto Nogueira Jr.

A medicina tem como objetivo primário a terapia (curando, as vezes), o alento (aliviando, geralmente) e o consolo (consolando sempre). Segundo o juramento de Hipócrates, essa tríade tem que ser aplicada para “o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda.”

Entretanto devido a natureza humana, a prática da medicina pode ser usada de forma paralela aos princípios éticos propostos. Seja para ganho financeiro e/ou social, procedimentos e condutas médicas podem ser realizados em pacientes sem uma necessidade absoluta.

É óbvio que procedimentos desnecessários em situações duvidosas vêm à nossa mente em primeiro lugar, mas gostaria de abordar uma outra situação: procedimentos estéticos.

A cirurgia plástica e a dermatologia são as especialidades da moda, sendo a grande maioria de pacientes nessas áreas as mulheres. Entretanto, a proporção de homens aderindo a esta moda está aumentando gradativamente.

A cirurgia plástica tem os seus rudimentos na correção de enfermidades que causam deformação como traumas, queimaduras, etc.  Atualmente pacientes aparentemente “normais” procuram os cirurgiões para esticarem a pele, aumentar os seios, retirar tecido adiposo do abdome, entre outros procedimentos, na maioria das vezes, apontando uma única razão: aumentarem a sua auto estima (“enganarem” a velhice e/ou aumentarem sua sensualidade).

Após o procedimento realizado, há sensação de dever cumprido por parte do médico, felicidade fugaz do paciente e resolução superficial do “problema”.

Certa analogia pode ser feita com a teologia da prosperidade. De acordo com certas denominações religiosas, seus membros podem ter suas suas vontades terrenas realizadas quando são “generosos” com o dízimo e as ofertas. Diante destas armadilhas, o fim principal do ser humano é encoberto e, em oposição a glória de Deus, a criatura passa a ser exaltada.

De acordo com as escrituras, a mulher foi criada para ser uma auxiliadora idônea. Rebeca antes do casamento com Isaque se mostrou uma mulher pura, trabalhadora, generosa e prestativa. Rute honrou sua sogra viúva, não a abandonou, deu suporte trabalhando e dando bons exemplos mesmo depois do seu casamento com Boaz. Maria, diante da difícil decisão de aceitar a gravidez miraculosa e de suas consequências (morte por apedrejamento devido a adultério), já que era noiva de José e ainda não haviam se conhecido intimamente, teve fé na Palavra de Deus e descansou no Seu consolo.

Segundo as orientações do apóstolo Paulo a Timóteo

Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas). 1ª Timóteo 2.9, 10

Ou ainda em Tito 2.3-5:

Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido

Pois como é dito em Provérbios 20.29: “O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs”. Trocar a beleza da sabedoria diante da idade avançada em nome da juventude a qualquer preço pode trazer ruína, ao contrário da felicidade.

Diante disto, a autoestima soa como um grande engano e destoa completamente da razão principal de nossas vidas: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Marcos 12:30,31).

As decisões que tomamos no dia a dia, inclusive realizar ou não procedimento estético ou ainda ser “próspero” a todo custo, deve obedecer a seguinte questão: Vai glorificar a Deus?

Imagem do topo: Sir Alexander Fleming, Frs, the Discoverer of Penicillin. Ethel Leontine . Domínio Público.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *